quinta-feira, 25 de junho de 2026
Visita aos castelos por T.C.
A caminho do 5.º ano por M.C.S.
terça-feira, 23 de junho de 2026
Cuidados com o sol, na praia, piscina e rios
No âmbito da temática "Verão / Tempo Quente", os alunos participaram num conjunto de atividades pedagógicas que promoveram a aquisição de conhecimentos sobre esta estação do ano e sensibilizaram para a importância da adoção de comportamentos seguros durante os meses de maior calor.
Numa primeira fase, foram exploradas as principais características do verão, identificando as alterações climatéricas, as atividades mais comuns desta época e as mudanças que ocorrem na natureza.
Posteriormente, através da apresentação "Cuidados a ter com o corpo no verão", os alunos refletiram sobre a importância de proteger a saúde durante os dias de maior exposição solar. Foram abordados temas como a utilização de protetor solar, a hidratação, o uso de chapéu e roupa adequada, bem como a necessidade de evitar a exposição ao sol nas horas de maior intensidade.
A segurança em espaços balneares constituiu igualmente um dos temas em destaque. Os alunos aprenderam a reconhecer o significado das diferentes bandeiras existentes nas praias e compreenderam a importância de respeitar as suas indicações. Foram ainda identificados os principais perigos associados à praia, à piscina e aos rios, reforçando comportamentos responsáveis e preventivos.
A componente literária foi trabalhada através da leitura e interpretação do contos o mar , que proporcionaram momentos de reflexão sobre a relação entre o ser humano e os oceanos, valorizando o respeito pela natureza e pelo ambiente marinho.
segunda-feira, 22 de junho de 2026
Visita aos Castelos por A.S.
quinta-feira, 18 de junho de 2026
Atividades da BE durante o diagnóstico da Fluência Leitora
No âmbito do Diagnóstico da Fluência Leitora, a Biblioteca Escolar dinamizou a atividade "Crescer com a Leitura", proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora de leitura, interpretação e desenvolvimento da competência leitora.
A sessão teve início com uma chuva de ideias, durante a qual os alunos exploraram palavras e conceitos relacionados com a área vocabular de ambiente e de baleia, ativando conhecimentos prévios e preparando a leitura da obra.
Seguiu-se a leitura e exploração do livro "A Baleia", de Benji Davies, uma história comovente que despertou a curiosidade e a sensibilidade dos alunos, promovendo a reflexão sobre a amizade, a empatia e o respeito pela natureza.
Após a leitura, os alunos realizaram, em grupo, a ficha "Ler, Pensar e Recomendar", proposta pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Nesta atividade, registaram as suas impressões sobre a obra, demonstraram a compreensão da narrativa, partilharam opiniões e apresentaram recomendações de leitura, desenvolvendo competências de interpretação, argumentação e expressão escrita.
Para concluir a sessão, cada aluno ilustrou a sua parte favorita da história, revelando criatividade e consolidando a compreensão da obra através da expressão artística.
Campeonato de ortografia -Turmas de 4° ano
Realizou-se, na nossa escola, o Campeonato de Ortografia, uma iniciativa dirigida aos alunos do 4.º ano de escolaridade, promovida pela Biblioteca Escolar, com o objetivo de promover a escrita correta, desenvolver a competência ortográfica e incentivar o gosto pela Língua Portuguesa.
Numa primeira fase, todos os alunos das turmas participantes realizaram uma prova de ortografia. Os participantes que obtiveram o menor número de erros apuraram-se para a grande final, onde demonstraram os seus conhecimentos, concentração e rigor na escrita.
A final decorreu num ambiente de entusiasmo e saudável espírito de competição, evidenciando o empenho e a dedicação dos alunos ao longo de todo o desafio.
No final da prova, os três primeiros classificados foram distinguidos com um diploma e uma lembrança, como reconhecimento pelo excelente desempenho alcançado. O primeiro e segundos lugares foram obtidos por alunos da turma 4ºI, Arsénio S. e Rodrigo P., o terceiro lugar foi ganho por duas alunas da turma 4ºH, Adriana L. e Lara R. Todos os participantes estão de parabéns pela atitude, esforço e vontade de superar desafios.
CANTINHO DAS ABELHAS por L.S. e por T.C.
O Cantinho das Abelhas é um sitio onde as abelhas estão a ser cuidadas.
O 4.º I e a pré da Escola Básica Salgueiro Maia foram ver, no espaço de recreio da pré, como se tirava o mel dos favos.
Vimos uma centrifugadora (máquina giratória) para fazer o mel sair dos tabuleiros e vimos como era a cera de abelha.
E no final o senhor deu-nos um frasco de mel para nós comermos!













