quinta-feira, 25 de junho de 2026

Visita aos castelos por T.C.

No dia 11 de junho de 2026, os alunos do 4.º H e 4.º I foram a 2 castelos de autocarro, sendo o primeiro um museu subterrâneo no castelo de Alcácer do Sal.
Vimos um vídeo sobre a história de Portugal e alguns objetos antigos, também vimos vários objetos.
Aqui estão três exemplos: 


Depois fomos ao castelo de Palmela. Almoçámos e depois subimos até ao topo do castelo e vimos boa parte de Palmela, do rio Sado e do rio Tejo.
Ouvimos uma lenda de Zaida, se quiserem ler está aqui:
A lenda passa-se durante a época em que os mouros dominavam a região de Sintra. Após um confronto, um cavaleiro cristão foi feito prisioneiro e encarcerado nas masmorras. Lá, Zaida, a bela filha do alcaide mouro, compadeceu-se do prisioneiro e começou a visitá-lo secretamente para cuidar das suas feridas e o alimentar. Com o tempo, os dois jovens apaixonaram-se profundamente. O cavaleiro acabou por ser libertado após a sua família pagar o resgate. Antes de partir, pediu a Zaida que fugisse com ele. Zaida recusou, por considerar uma traição ao seu povo e à sua religião, mas pediu-lhe que nunca a esquecesse. De volta às suas terras, o nobre cavaleiro não conseguiu seguir com a sua vida nem esquecer a jovem moura. Desesperado, decidiu organizar um novo ataque ao Castelo de Sintra para a resgatar. Durante a violenta batalha, o cavaleiro foi gravemente ferido. Zaida correu em seu socorro e arrastou-o para uma gruta escondida para o salvar. Ao tentar sair para buscar água fresca para o seu amado, Zaida foi atingida por uma flecha perdida. Conseguiu rasteirar de volta até à gruta, mas acabou por falecer junto ao seu amado.
Depois fomos de autocarro até à escola.

A lenda de Zaida foi retirada do Google.

A caminho do 5.º ano por M.C.S.

Na terça feira, dia 19 de maio, por volta das 11 horas e 20 minutos a turma do quarto ano foi visitar a escola «EB 2/3 José Maria Dos Santos».
Como a escola era perto fomos a pé e pelo caminho passamos por várias casas e prédios, até que chegamos à escola.
Depois abriram-nos o portão do recreio e entrámos. De seguida o professor César e a turma 5.º A acompanhou-nos e mostrou-nos o recreio.
Explicaram-nos que quando entravamos, tínhamos de passar o cartão para marcar a presença da chegada e da saída.
Depois levaram-nos para dentro do bloco A, para sabermos as regras.

Primeira regra: Nunca entrar na sala dos professores se estiver uma imagem de "Reunião" ou de "STOP" na porta, porque podem estar a fazer algo muito importante. 

E também ouvimos explicações da subdiretora, da delegada de turma e de outros colegas e professores. Eles mostraram-nos a sala de TIC, o ginásio, o refeitório o bar e a biblioteca e depois seguiram-nos até à saída. 

Por fim voltámos para a escola por um novo caminho. 

TCHAU!

terça-feira, 23 de junho de 2026

Cuidados com o sol, na praia, piscina e rios

No âmbito da temática "Verão / Tempo Quente", os alunos participaram num conjunto de atividades pedagógicas que promoveram a aquisição de conhecimentos sobre esta estação do ano e sensibilizaram para a importância da adoção de comportamentos seguros durante os meses de maior calor.

Numa primeira fase, foram exploradas as principais características do verão, identificando as alterações climatéricas, as atividades mais comuns desta época e as mudanças que ocorrem na natureza.

Posteriormente, através da apresentação "Cuidados a ter com o corpo no verão", os alunos refletiram sobre a importância de proteger a saúde durante os dias de maior exposição solar. Foram abordados temas como a utilização de protetor solar, a hidratação, o uso de chapéu e roupa adequada, bem como a necessidade de evitar a exposição ao sol nas horas de maior intensidade.

A segurança em espaços balneares constituiu igualmente um dos temas em destaque. Os alunos aprenderam a reconhecer o significado das diferentes bandeiras existentes nas praias e compreenderam a importância de respeitar as suas indicações. Foram ainda identificados os principais perigos associados à praia, à piscina e aos rios, reforçando comportamentos responsáveis e preventivos.

A componente literária foi trabalhada através da leitura e interpretação do contos  o mar , que proporcionaram momentos de reflexão sobre a relação entre o ser humano e os oceanos, valorizando o respeito pela natureza e pelo ambiente marinho.


segunda-feira, 22 de junho de 2026

Visita aos Castelos por A.S.

No dia 11 de junho de 2026, as turmas do 4.º H e 4.º I, da Escola Básica Salgueiro Maia, do 1º Ciclo, foram de autocarro visitar dois castelos: o Castelo do Alcácer do Sal e o Castelo de Palmela
O primeiro castelo que essas turmas visitaram foi o Castelo do Alcácer do Sal e, até agora, é o único castelo que eles viram que tem um museu dentro.
Esse tipo de museu chama-se Cripta Arqueológica. Tem um caminho que leva os visitantes para um sítio cheio de antiguidades do passado de Portugal.
Todos os alunos antes de verem as antiguidades do passado de Portugal foram ver um filme da História de Portugal, a explicar o que aconteceu da Idade da Pedra até aos dias de hoje.
Logo de seguida, todos os alunos das duas turmas foram de autocarro para o segundo castelo - o Castelo de Palmela.
No Castelo de Palmela as turmas do 4.º H e a turma do 4.º I aprenderam mais sobre o Passado de Portugal. Eles foram à Igreja do Castelo de Palmela, que tinha muitas relíquias dentro. Alguns alunos até brincaram dentro da Igreja, que está dessacralizada, mas depois prestaram atenção no que as funcionárias falaram sobre o Passado de Portugal.
Depois os alunos e os Professores encontram uma senhora a cantar e a dizer que perdeu o amor pelo seu amado. E a sua história diz que ela estava a gostar de um homem, mas o seu pai não gostou disso. Por isso ele fez a filha perder o amor pelo seu amado. Ninguém sabe se isso é uma história baseada em facto reais ou se é só uma história. 
Por fim  eles voltaram para a Escola Básica Salgueiro Maia.
E este é o final da notícia, até a próxima notícia!

quinta-feira, 18 de junho de 2026

Atividades da BE durante o diagnóstico da Fluência Leitora

No âmbito do Diagnóstico da Fluência Leitora, a Biblioteca Escolar dinamizou a atividade "Crescer com a Leitura", proporcionando aos alunos uma experiência enriquecedora de leitura, interpretação e desenvolvimento da competência leitora.

A sessão teve início com uma chuva de ideias, durante a qual os alunos exploraram palavras e conceitos relacionados com a área vocabular de ambiente e de baleia, ativando conhecimentos prévios e preparando a leitura da obra.

Seguiu-se a leitura e exploração do livro "A Baleia", de Benji Davies, uma história comovente que despertou a curiosidade e a sensibilidade dos alunos, promovendo a reflexão sobre a amizade, a empatia e o respeito pela natureza.

Após a leitura, os alunos realizaram, em grupo, a ficha "Ler, Pensar e Recomendar", proposta pela Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Nesta atividade, registaram as suas impressões sobre a obra, demonstraram a compreensão da narrativa, partilharam opiniões e apresentaram recomendações de leitura, desenvolvendo competências de interpretação, argumentação e expressão escrita.

Para concluir a sessão, cada aluno ilustrou a sua parte favorita da história, revelando criatividade e consolidando a compreensão da obra através da expressão artística.










Campeonato de ortografia -Turmas de 4° ano

Realizou-se, na nossa escola, o Campeonato de Ortografia, uma iniciativa dirigida aos alunos do 4.º ano de escolaridade, promovida pela Biblioteca Escolar, com o objetivo de promover a escrita correta, desenvolver a competência ortográfica e incentivar o gosto pela Língua Portuguesa.

Numa primeira fase, todos os alunos das turmas participantes realizaram uma prova de ortografia. Os participantes que obtiveram o menor número de erros apuraram-se para a grande final, onde demonstraram os seus conhecimentos, concentração e rigor na escrita.

A final decorreu num ambiente de entusiasmo e saudável espírito de competição, evidenciando o empenho e a dedicação dos alunos ao longo de todo o desafio.

No final da prova, os três primeiros classificados foram distinguidos com um diploma e uma lembrança, como reconhecimento pelo excelente desempenho alcançado. O primeiro  e segundos lugares foram obtidos por alunos da turma 4ºI, Arsénio S. e Rodrigo P., o terceiro lugar foi ganho por duas alunas da turma 4ºH, Adriana L. e Lara R. Todos os participantes estão de parabéns pela atitude, esforço e vontade de superar desafios. 

CANTINHO DAS ABELHAS por L.S. e por T.C.

 
O Cantinho das Abelhas é um sitio onde as abelhas estão a ser cuidadas.

O 4.º I e a pré da Escola Básica Salgueiro Maia foram ver, no espaço de recreio da pré, como se tirava o mel dos favos.

Vimos uma centrifugadora (máquina giratória) para fazer o mel sair dos tabuleiros e vimos como era a cera de abelha.

E no final o senhor deu-nos um frasco de mel para nós comermos!

FANTASIARTE 2026 por G.S.

No dia 11 de maio de 2026, no Cine-Teatro de São João, os alunos do 4.º I da Escola Básica Salgueiro Maia, foram ver teatros e fazer uma apresentação no Fantasiarte.
O nosso teatro foi o último espetáculo a ser apresentado no dia 11 de maio. 
O professor disse que os senhores do Fantasiarte puseram o nosso teatro em último porque é especial, e que era bom para encerrar aquele dia no Fantasiarte.
O teatro chamava-se «JOÃO PATETA».
O CINE-TEATRO de SÃO JOÃO, situa-se em Palmela.
Agora vão ver algumas imagens que retirei da Internet.
Isto é a parte das cadeiras, onde se mostra e apresenta cinema e o teatro.
Isto é a parte do teatro por fora. 
Isto é a bilheteira do cine-teatro.
E por fim, esta é a parte do café e bar.

Aqui fica o vídeo do Cine-teatro:

Ida ao 5.º ano por M.S.

O 4.º I da E.B. Salgueiro Maia foi à EB 2/3 José Maria dos Santos, para ver como ia ser quando nós fossemos para o 5.º ano.
E a escola era muito grande e tinha muito espaço.
E o professor do 5.ºA, que era o professor César, apresentou-nos a escola, com os seus meninos. 
E havia uma menina que era a delegada de turma e ela apresentou quase tudo da escola. E outro aluno, que era o subdelegado, no meio da visita também apresentou um bocadinho.
E os meninos eram muito simpáticos.
Também ficámos a saber que o 5.º ano tem mais matérias para estudarmos. No 4.º ano só tem Português, a Matemática, o Estudo do Meio e outras disciplinas.
E no fim, quando fomos embora da escola, eles eram tão simpáticos, que até deram um abraço.



ESCOLA EM FESTA por G.S.

No dia 5 de maio, a escola E.B. SALGUEIRO MAIA fez a atividade "Escola em festa".
Foram 9 atividades realizadas pelos alunos.
A 1.ª atividade foi o trampolim, a 2.ª atividade foi o insuflável, a 3.ª atividade foi o balde cheio, a 4.ª atividade foram os karts, a 5.ª atividade foi o alvo no cão, a 6.ª atividade foi o ovo e a colher, a 7.ª atividade foi o tiro ao alvo, a 8.ª atividade foi o "cornhole" e por fim a 9.ª atividade foi o jogo do galo.
Fizemos 2 horas de atividades no "Escola em Festa", entre as 10 horas ao 12 horas.
Fui pedir opinião de três pessoas. Aqui ficam:
O que é que sentiste?
«- Senti-me Feliz, divertido e fixe ».
Quais foram as atividades mais divertidas?
«- Foi o insuflável, o trampolim e os karts».
Quais foram os que gostaste menos?
«- Foram o insuflável e o tiro ao alvo».

FIM