terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Natal na BE

No âmbito das atividades da BE para celebrar o Natal, os alunos participaram nas “Leituras de Natal”, com a apresentação do conto “Não abras este livro, nem no Natal” ou “Feliz Natal, Lobo Mau”, promovendo o gosto pela leitura em torno desta época festiva. Houve também uma exposição de livros alusivos ao Natal, que os alunos puderam requisitar.

Ao longo das sessões, falou‑se sobre como é celebrar o Natal em Portugal, destacando momentos como a consoada em família, o presépio, a Missa do Galo e os doces típicos desta época. Foram também apresentadas algumas tradições de Natal em Inglaterra, como o Christmas pudding, Christmas crackers com pequenas surpresas no interiore as canções de Natal que se ouvem pelas ruas. Os alunos escutaram ainda a lenda da árvore de Natal, conhecendo a origem deste símbolo e o seu significado como árvore sempre verde, associada à esperança e à celebração do nascimento de Jesus. 

Para finalizar, entoou-se  uma canção sobre o Natal, tornando o momento mais alegre e reforçando o espírito de partilha e de festa vívido na biblioteca escolar.

Literacias “Aprender com a BE

No âmbito das literacias “Aprender com a BE”, os alunos do 3.º e 4.º anos participaram numa sessão dedicada à leitura, à segurança na Internet e à inteligência artificial. 
A atividade começou com o conto “A menina de olhos ocupados” (ou “Era uma vez online”), que ajudou a refletir sobre o uso da internet, o tempo passado online e a importância de manter a atenção no que é realmente importante, como a família, os amigos e a escola. 
Em seguida, falou-se sobre segurança na Internet, aprendendo regras simples para uma navegação mais segura, como não compartilhar dados pessoais, pedir ajuda a um adulto quando algo incomoda e ter cuidado com estranhos online. 
Foi também apresentado a inteligência artificial: explicada, em linguagem acessível, o que é, onde já existe no dia a dia e algumas vantagens e perigos deste tipo de tecnologia, como a ajuda nas tarefas e, ao mesmo tempo, a necessidade de uso responsável e crítico. 
Com estas atividades, pretende-se desenvolver competências de informação e dos média e incentivar a pesquisa em diferentes suportes, preparando os alunos para usar a tecnologia de forma segura, crítica e consciente.

Dia dos Direitos das crianças, 20 de novembro

No dia 20 de novembro, celebramos o Dia dos Direitos das Crianças na nossa escola e biblioteca escolar. Vimos um vídeo que mostrou direitos como proteção, educação, saúde e brincar. As crianças identificaram estes direitos nas imagens.

Explicamos que um direito é algo que todas as crianças devem ter e um dever é uma responsabilidade de cada um, como respeitar os outros e cuidar dos materiais.
Lemos o conto “O sapo e o estranho”. As crianças consideraram direitos desrespeitados, como serem aceites e não gozados por serem diferentes.
Partilhamos histórias reais adaptadas: crianças sem escola, a trabalhar ou em fugas. Reflexões sobre os direitos violados.
Por fim, cantámos uma canção sobre os direitos, para fixar as ideias de forma alegre.