quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Projeto "Círculo Verde"


“(…)Todas as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando ao longo da sua vida, no contacto com o meio que as rodeia. Cabe à escola valorizar, reforçar, ampliar e iniciar a sistematização dessas experiências e saberes, de modo a permitir, aos alunos, a realização de aprendizagens posteriores mais complexas. O meio local, espaço vivido, deverá ser o objecto privilegiado de uma primeira aprendizagem metódica e sistemática da criança já que, nestas idades, o pensamento está voltado para a aprendizagem concreta.
As crianças deste nível etário apercebem-se da realidade como um todo globalizado. Por esta razão, o Estudo do Meio é apresentado como uma área para a qual concorrem conceitos e métodos de várias disciplinas científicas como a História, a Geografia, as Ciências da Natureza, a Etnografia, entre outras, procurando-se, assim, contribuir para a compreensão progressiva das inter-relações entre a Natureza e a Sociedade. Por outro lado, o Estudo do Meio está na intersecção de todas as outras áreas do programa, podendo ser motivo e motor para a aprendizagem nessas áreas.
Pretende-se que todos se vão tornando observadores ativos com capacidade para descobrir, investigar, experimentar e aprender. Com o Estudo do Meio os alunos irão aprofundar o seu conhecimento da Natureza e da Sociedade.
Os objetivos do projeto são:


·         Potenciar  o  desenvolvimento  de  competências necessárias ao exercício da cidadania consciente e responsável;
·         Desenvolver o espírito crítico e a capacidade de reflexão;
·         Promover a dinâmica de grupo;
·         Permitir o diálogo e a troca de ideias à volta de uma questão/problema comum;
·         Realizar atividades experimentais;
·          Utilizar processos simples de conhecimento/reflexão sobre a realidade envolvente;
·          Conhecer e utilizar diferentes materiais na experimentação;
·         Utilizar diferentes formas de registo;
·         Produzir materiais de divulgação das descobertas efetuadas;
·         Enriquecer a cultura científica;
·         Promover a melhoria das práticas  educativas.

Como se concretiza?

Através de atividades conjuntas

Grelha de Atividades
Atividade
Calendarização
Intervenientes
Elaboração de cartaz/flyer
Ao longo do 1º período

Criação da maleta

Educadores e professores
Sessões quinzenais em contexto de sala de aula (estratégias de resolução de conflitos; distinguir emoções em si e nos outros;…) 
Ao longo do ano
Psicólogo André Rolo, professores titulares e alunos
Atividades na Plataforma KHAN ACADEMY (área da matemática)
Ao longo do ano letivo
Professores e alunos do 1º ciclo
Plantação de canteiros  delimitação da horta com plantação de ervas aromáticas
Criação de canteiros verticais
Inicio de janeiro
Comunidade educativa
Criação e manutenção de lago artificial
No 2º período
Professores e alunos do 1º ciclo
Feira de livros usados
No 2º período
Comunidade educativa
Faz saltar a Tampa
Ao longo do ano letivo
Comunidade educativa
Hortas Pedagogica
Ao longo do ano letivo
Comunidade educativa
Escultura de Cravo com materiais reutilizáveis
25 de abril
Comunidade educativa
Divertidamente (manhã de ateliers que decorreram em diversos espaços do estabelecimento)
31 de maio
Crianças/alunos/docentes e assistentes operacionais
Arraial e EcoFeira
21 de junho
Comunidade educativa

Sem comentários:

Enviar um comentário