“(…)Todas
as crianças possuem um conjunto de experiências e saberes que foram acumulando
ao longo da sua vida, no contacto com o meio que as rodeia. Cabe à escola
valorizar, reforçar, ampliar e iniciar a sistematização dessas experiências e
saberes, de modo a permitir, aos alunos, a realização de aprendizagens
posteriores mais complexas. O meio local, espaço vivido, deverá ser o objecto
privilegiado de uma primeira aprendizagem metódica e sistemática da criança já
que, nestas idades, o pensamento está voltado para a aprendizagem concreta.
As
crianças deste nível etário apercebem-se da realidade como um todo globalizado.
Por esta razão, o Estudo do Meio é apresentado como uma área para a qual
concorrem conceitos e métodos de várias disciplinas científicas como a
História, a Geografia, as Ciências da Natureza, a Etnografia, entre outras,
procurando-se, assim, contribuir para a compreensão progressiva das
inter-relações entre a Natureza e a Sociedade. Por outro lado, o Estudo do Meio
está na intersecção de todas as outras áreas do programa, podendo ser motivo e
motor para a aprendizagem nessas áreas.
Pretende-se que todos se vão tornando
observadores ativos com capacidade para descobrir, investigar, experimentar e
aprender. Com o Estudo do Meio os alunos irão aprofundar o seu conhecimento da
Natureza e da Sociedade.Os objetivos do projeto são:
·
Potenciar o desenvolvimento de
competências necessárias ao exercício da cidadania consciente e
responsável;
·
Desenvolver
o espírito crítico e a capacidade de reflexão;
·
Promover a
dinâmica de grupo;
·
Permitir o
diálogo e a troca de ideias à volta de uma questão/problema comum;
·
Realizar
atividades experimentais;
·
Utilizar processos simples de
conhecimento/reflexão sobre a realidade envolvente;
·
Conhecer e utilizar diferentes materiais na
experimentação;
·
Utilizar
diferentes formas de registo;
·
Produzir
materiais de divulgação das descobertas efetuadas;
·
Enriquecer a cultura científica;
·
Promover a melhoria das práticas
educativas.
Como se concretiza?
Através de atividades
conjuntas
Grelha
de Atividades
|
||
Atividade
|
Calendarização
|
Intervenientes
|
Elaboração
de cartaz/flyer
|
Ao
longo do 1º período
|
|
Criação
da maleta
|
Educadores
e professores
|
|
Sessões
quinzenais em contexto de sala de aula (estratégias de resolução de conflitos; distinguir
emoções em si e nos outros;…)
|
Ao
longo do ano
|
Psicólogo
André Rolo, professores titulares e alunos
|
Atividades
na Plataforma KHAN ACADEMY (área da matemática)
|
Ao
longo do ano letivo
|
Professores
e alunos do 1º ciclo
|
Plantação
de canteiros delimitação da horta com plantação
de ervas aromáticas
Criação
de canteiros verticais
|
Inicio
de janeiro
|
Comunidade
educativa
|
Criação
e manutenção de lago artificial
|
No
2º período
|
Professores
e alunos do 1º ciclo
|
Feira
de livros usados
|
No
2º período
|
Comunidade
educativa
|
Faz
saltar a Tampa
|
Ao
longo do ano letivo
|
Comunidade
educativa
|
Hortas
Pedagogica
|
Ao
longo do ano letivo
|
Comunidade
educativa
|
Escultura
de Cravo com materiais reutilizáveis
|
25
de abril
|
Comunidade educativa
|
Divertidamente
(manhã de ateliers que decorreram em diversos espaços do estabelecimento)
|
31
de maio
|
Crianças/alunos/docentes
e assistentes operacionais
|
Arraial
e EcoFeira
|
21
de junho
|
Comunidade
educativa
|
Sem comentários:
Enviar um comentário