quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Literacias

"As competências relacionadas com a literacia são uma parte integrante do processo de aprendizagem.

Hoje em dia as crianças quase já podem ser consideradas ‘nativas’ do digital pois conseguem sentir-se confortavelmente nos meios online e offline.

A internet permite intermináveis formas de educação e entretenimento, com correntes de informação em constante atualização. Que problema decorre daqui? A internet é tão vasta e ilimitada que encontramos muita informação não filtrada, que carece não só de seleção cuidadosa como de uma adequada interpretação. 

Fortes competências ao nível da literacia são o ponto chave para as crianças interpretarem e discernirem informação, utilizando assim a internet no seu potencial máximo com consciência e capacidades para lidar com a sua vastidão."

https://gymboreeclasses.pt/conselhos-de-sabios/a-importancia-da-literacia-hoje/

Realizaram-se várias atividades na biblioteca Escolar com o intuito de desenvolver nos alunos competências da literacia da informação e dos média e incentivar a pesquisa em diferentes suportes:

Apresentou-se a evolução das tecnologias ao longo dos tempos, os meios de comunicação que utilizamos, refletimos acerca das vantagens e desvantagens da internet, relembrando as regras de segurança online. Foram ainda divulgadas as noções básicas para trabalhar no Word e explorou-se o conto de André Carrilho "A menina dos olhos ocupados".

Os alunos aprenderam acerca das várias fontes de informação e de como elaborar um cartaz ou folheto.

Sem comentários:

Enviar um comentário