Atividades de escrita criativa:
Todos estes jogos são para ler em voz alta, assim todos podem
rir.
rir.
Jogo das virtudes
Para este jogo são necessárias duas caixas. Num papelinho
os alunos escrevem o seu nome. Noutro o animal que
menos gostam. Numa das caixas devem por os nomes
todos (o do aluno e dos familiares, que devem parti-
cipar para ser mais engraçado), na outra o nome dos
animais. Misturam-se os papéis, voltam a dar-se e os
participantes escrevem no papel, que lhe calhou, os
defeitos do animal que menos gostam; no papel
do animal, escrevem as qualidades que mais apreciam
em si próprios. Criam uma poesia divertida com o texto obtido.
os alunos escrevem o seu nome. Noutro o animal que
menos gostam. Numa das caixas devem por os nomes
todos (o do aluno e dos familiares, que devem parti-
cipar para ser mais engraçado), na outra o nome dos
animais. Misturam-se os papéis, voltam a dar-se e os
participantes escrevem no papel, que lhe calhou, os
defeitos do animal que menos gostam; no papel
do animal, escrevem as qualidades que mais apreciam
em si próprios. Criam uma poesia divertida com o texto obtido.
Exemplo:
Joana Esteves Centopeia
É rastejante, é generosa
Tem muitas patas, boa amiga
Dá nojo a muita gente. Ajuda nos TPCs.
Jogo das descrições
Como é…?
Exemplo: a minha professora, o meu pai, a namorada do meu
irmão, o Pai Natal, o Diabo, …
irmão, o Pai Natal, o Diabo, …
Num dos papelinhos o aluno escreve a pergunta e guarda-a.
Noutro papelinho escreve a resposta à sua pergunta, dobra-a
em quatro e deposita-a numa caixa. Convida os familiares a
fazer o mesmo.
em quatro e deposita-a numa caixa. Convida os familiares a
fazer o mesmo.
Quando todas as respostas estiverem na caixa, baralham-se
com a mão e tira-se um papel ao calhas. Convém não ficar
com o próprio.
com a mão e tira-se um papel ao calhas. Convém não ficar
com o próprio.
Depois cada um lerá a SUA pergunta e a resposta que
RECEBEU.
RECEBEU.
Este jogo torna-se mais divertido quantas mais palavras
diferentes escreverem nas perguntas.
diferentes escreverem nas perguntas.
Com as respostas obtidas tenta-se elaborar uma poesia divertida.
Exemplo:
Como é o meu pai?
É baixo e encarnado,
Tem cornos, usa tridente.
Tem rabo em forma de seta.
Como é o diabo?
Gordo, careca,
Tem cabelos brancos,
é carinhoso.
Adaptado do livro "Os Mecanismos da Escrita
Criativa" de Cristina Norton
Criativa" de Cristina Norton
Sem comentários:
Enviar um comentário