A E.B. Salgueiro Maia deseja a todos umas Boas Festas!
A Sala 4 do pré-escolar ofereceu uma canção de natal e uma árvore de natal, realizada com material reciclável, a todas as turmas. Bem hajam!
É um blogue educativo que visa divulgar as atividades desenvolvidas na E.B. Salgueiro Maia. Pretende também ser um meio de comunicação entre alunos, professores, educadoras e encarregados de educação.
A E.B. Salgueiro Maia deseja a todos umas Boas Festas!
As turmas de pré-escolar e 1° ciclo presentearam-se com lindas canções de natal no ginásio. Feliz natal!
Os festejos de natal também chegaram à biblioteca escolar.
Realizou-se uma pequena exposição de livros existentes na BE, alusivos ao natal.
As turmas exploraram tradições desta quadra em Portugal e Inglaterra, de forma a que os alunos conheçam e valorizem a nossa cultura e a do país da língua estrangeira que aprendem, promovendo-se a articulação com o inglês..
Dia 3 de dezembro a E.B. Salgueiro Maia foi assistir ao Musical "Floresta D'Água" no cine teatro Luísa Tody, em Setúbal. O transporte utilizado foi o comboio.
"Partindo de uma história onde é ilustrada a destruição da floresta pelo Homem, o pequeno espectador é confrontado com as preocupações ambientais tão pertinentes nos tempos que correm. Através da aventura de uma Gotinha d'Água, cujo percurso ilustra o ciclo da água, a criança entra em contacto com os quatro elementos, aqui representados: água, terra, ar e fogo.
Nesta suite para orquestra de câmara, onde são abordados aspectos musicais como a forma e o timbre, podemos participar a partir da plateia.
A Floresta d'Água insere-se num conjunto de obras encomendadas para os
Concertos Participados produzidos pela Foco Musical para a população escolar e pré-escolar.
Utilizando a estratégia da audição musical participada ao vivo, a preparação das crianças para estes concertos exige trabalho de sala de aula prévio, conferindo momentos de cumplicidade únicos entre a plateia e o palco..."
Retirado do site: www teatrodasfiguras.pt
A ida ao circo Dallas decorreu dia 2 de dezembro e está inserida na programação do Natal na Vila, atividade organizada pela Junta de freguesia de Pinhal Novo.
Foi muito divertido ver palhaços, malabaristas e trapezistas.
Dia 26 de
novembro, as turmas de 4.º ano H e I, da Escola Básica Salgueiro
Maia, receberam na biblioteca escolar uma visita especial: um
cruciverbalista! Este profissional trabalhou com os alunos na criação e
resolução de palavras cruzadas, uma atividade que foi divertida e educativa.
As palavras cruzadas
ajudam a desenvolver o vocabulário e o raciocínio lógico. Os alunos puderam
aprender novas palavras enquanto se divertiam a resolver os desafios propostos.
Esta iniciativa visa estimular o interesse pela língua portuguesa e promover a colaboração
entre os alunos( https://www.palavrascruzadas.pt/ - site de Paulo Frexinho).
Foi revelada a
informação do Concurso de palavras cruzadas, para os alunos que se quiserem
inscrever, cuja final decorrerá nas Festas populares de Pinhal Novo.
(Artigo realizado com ajuda do Perplexity))
Para celebrar o dia 20 de novembro, Dia Universal dos Direitos das Crianças, repensou-se acerca das noções de direito e responsabilidade. Relembramos quais são os direitos das crianças e lamentamos o seu desrespeito. Realizou-se a leitura e interpretação das obras "As cores de Mateus" ou " Meninos de todas as cores".
A Escola Básica Salgueiro Maia recebeu no seu átrio, entre os dias 19 e 21 de novembro, a habitual Feira do Livro. Todas as turmas da escola tiveram a oportunidade de visitar a Feira mantendo a tradição e a excelente relação de parceria de há largos anos com a firma "A Ronda das Letras".
A Feira continua a ser uma dinâmica que promove e fomenta o gosto pelo Livro e pela Leitura e cujo objetivo é, essencialmente, levar os nossos alunos a ler mais e melhor e contribuir para a sua formação enquanto leitores.
10% do valor das vendas foi ofertado em livros que enriqueceram o acervo da biblioteca escolar.
A escola celebrou o S. Martinho com a vinda do assador de castanhas, com histórias, trabalhos de leitura, escrita e expressão plástica.
Na biblioteca escolar também se falaram de tradições, houve tempo para adivinhas, ladainhas, pictogramas e canção. Explorou-se ainda a história "A castanha Lili".