No dia 30 de janeiro, celebra-se o Dia Escolar da Não Violência e da Paz, uma data importante para refletir sobre a importância da paz e do respeito. Na nossa escola, realizamos diversas atividades para promover a cultura da paz e construir um ambiente escolar mais harmonioso.Iniciamos o dia com a leitura do poema "Todas as crianças do mundo" de Sidónio Muralha. Através do qual, as crianças puderam refletir sobre a igualdade entre todas as pessoas, independentemente de sua origem, cor da pele ou religião.
Em seguida,explorámos a história "Um dragão em brasa", de Robert Starling, que nos mostrou como a raiva e a violência podem causar grandes problemas, mas também como é possível superar esses sentimentos e encontrar a calma.
Após as leituras, promovemos um debate sobre o conceito de paz e as ações que podemos realizar para melhorar a paz na escola e na sociedade. Os alunos compartilharam as suas ideias e experiências, como devemos tratar os outros com respeito e tolerância, e como podemos resolver os conflitos de forma pacífica, demonstrando grande interesse em construir um mundo mais pacífico.
No final as turmas contribuiram para o "Abecedário da Paz", um trabalho coletivo, com palavras associadas à paz, que representa o compromisso em promover a paz e a não violência em todos os espaços da escola.
Sem comentários:
Enviar um comentário