quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Capitão Salgueiro Maia

Salgueiro Maia (1 de Julho de 1944 — 4 de Abril de 1992) foi um militar português com um papel importante na revolução do 25 de Abril.
Filho de Francisco da Luz Maia e de Francisca Silvéria Salgueiro, Fernando José Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide, a 1 de Julho de 1944. Fez a instrução na escola primária de São Torcato, em Coruche e os estudos secundários no Colégio Nun'Álvares, em Tomar e no Liceu Nacional de Leiria. Entrou para a Academia em 1964 e em 1966 ingressou na Escola Prática de Cavalaria de Santarém. Combateu na Guiné e em Moçambique, já com a patente de capitão. Foi um dos elementos activos do MFA.
No dia 25 de Abril de 1974, comandou a coluna militar que saiu da EPC de Santarém e marchou sobre Lisboa, ocupando o Terreiro do Paço. Horas mais tarde comandou o cerco ao Quartel do Carmo que termina com a rendição de Marcello Caetano.
Foi membro activo da Assembleia do MFA, durante os governos provisórios, mas não aceitou qualquer cargo político no pós 25 de Abril. Faleceu em Santarém, a 3 de Abril de 1992, vítima de cancro. Está sepultado em Castelo de Vide, no talhão dos combatentes.
A rua da nossa escola tem o nome deste militar que muito contribui para a história do nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário