quarta-feira, 7 de julho de 2010

Baralho de Histórias E.B. Salgueiro Maia


O "Baralho de Histórias da E.B. Salgueiro Maia" é uma proposta da Biblioteca Escolar inserida no projecto "Biblioteca Jardim" que contou com a participação de todas as turmas de Pré-escolar e 1ºCiclo. Visa ser um instrumento de trabalho de escrita criativa/desenvolvimento da oralidade para ser utilizado na Biblioteca Escolar, sala de aulas e circular entre as outras escolas do Agrupamento.

Contém: 70 cartas. 10 cartas de cada conjunto: início de um conto, personagem principal, objectivo central da história, espaço onde decorre a acção, personagem oponente, personagem adjuvante, fim de um conto. Cada conjunto de cartas possui no verso uma cor que o identifica.
Explicação:

Cada jogador ou grupo de jogadores retira sete cartas de cores diferentes e coloca-os sobre a mesa com a face voltada para baixo. Depois volta a face das cartas para cima e organiza a sequência de imagens conforme julgue mais apropriado. No conjunto as imagens devem contar uma história com uma sequência lógica. Esta história deve ser descrita primeiro oralmente e depois por escrito, não se descurando os pormenores das cartas e podendo-se também acrescentar algumas características, enriquecendo assim a produção escrita daqui resultante.

No final, esta história deve ser ilustrada e apresentada/lida para os restantes colegas da turma (ou até mesmo ser apresentada a outras turmas).

Objectivos:

 Motivar para a escrita e consequentemente para a leitura;

Estimular a escrita criativa;

Estimular a oralidade;

Desenvolver a imaginação.

Sem comentários:

Enviar um comentário