16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação
Esta comemoração é celebrada em muitos países e serve para levar as pessoas a pensar sobre a nutrição e alimentação.
Esta comemoração é celebrada em muitos países e serve para levar as pessoas a pensar sobre a nutrição e alimentação.
As pessoas devem fazer uma alimentação equilibrada, de acordo com a roda dos alimentos, e fazer, pelo menos, 5 refeições por dia para alcançarem bem-estar, saúde física e mental.
Por isso a turma 4ºB realizou este bonito cartaz colectivo com a roda dos alimentos para nos recordar as porções de cada grupo de alimentos que devemos ingerir.
Uma viagem ao país dos legumes
No país dos legumes, todos eram muito amigos, e cada um tinha o seu sonho: serem comidos, com boa alimentação. Um dia o Sr. Batata foi à horta do Sr. Alho Francês.
- Assim não dá! A maioria dos meninos não gosta de legumes! - Disse o Sr. Batata.
- Pois não! Temos de resolver o assunto - respondeu o Sr. Alho Francês.
- A Sra. Couve entrou na conversa.
- Temos de arranjar maneira para que os meninos possam gostar de legumes - disse a Sra. Couve.
- Ai meu deus! Se os meninos e meninas não gostam de legumes, eu não posso servir de tempero para a sopa de legumes! – Afirmou a Sra. Cebola preocupada...
A menina Tomate e o Sr. Alface disseram:
- E as nossas saladas de acompanhamento para as refeições?
- E eu também sirvo para dar sabor às refeições. - Disse o Sr. Pimento.
No meio de toda esta trapalhada, o Sr. Brócolos e a Sra. Ervilha sugeriram:
- E que tal fazermos uma sopa? …
- A sopa está perfeita! - Disse o Sr. Cenoura.
Mas mesmo assim, as crianças não comeram a sopa de legumes. Então eles pensaram melhor e lembraram-se de chamar o Sr. Sal. E assim foi, o Sr. Sal pôs-se dentro da sopa, junto de todos aqueles legumes e conseguiram fazer os meninos comer a sopa.
Autor: Quevin - Turma 4ºB
Uma viagem ao país dos legumes
Era uma vez o senhor cenoura, que sou eu. Eu vou vos contar como é Viver neste país. É muito giro porque não vivem aqui só legumes também vivem frutos. A minha mulher é a senhora laranja. Tenho muitos amigos, um deles é o senhor brócolos; ele é rico e é também quem dá dinheiro para conseguirmos viver. Outra amiga que tenho é a senhora cebola que está sempre a chorar e é por isso que tentamos anima-la. O senhor Alho francês, o senhor Batata e senhor Tomate são meus vizinhos.
Vou contar uma coisa muito triste, o senhor melão morreu, ia a passar a estrada quando lhe passou uma carrinha por cima e partiu-lhe a casca em mil pedaços e o esmagou por dentro, mas há coisas que são assim.
Vou vos contar outra coisa, apareceu um novo presidente que nos deu rendas enormes que nem o senhor brócolos conseguia pagar e estava a transformar isto como no tempo do Salazar. Ao fim de um mês apareceu o nosso herói. Ele reuniu as pessoas e uns soldados e depois começou a guerra. Isto era uma loucura!” É melhor abandonarmos o país!” pensámos.
- Não! Nós vamos vencer esta batalha. Às armas! – Gritámos todos.
Com todos os nossos esforços conseguimos vencer. E vivemos felizes para sempre.
Autor: Miguel - Turma 4ºB
O autor desta bonita ilustração foi o aluno Gonçalo Coimbra, da Turma 4ºB, que disponibiliza a imagem para quem quiser imprimir e pintar.
Muitos Parabéns pelo excelente trabalho!
ResponderEliminarOs meninos do 4º B comportaram-se como uns verdadeiros artistas!!!
Beijinhos para todos***