quinta-feira, 26 de maio de 2011

Comer legumes e fruta


Este ano lectivo, o projecto do Ministério da Educação, de fornecer duas vezes fruta às crianças à hora do lanche, teve continuidade. Com ele pretende-se evitar cáries dentárias, doenças cardiovasculares e compensar carências nutricionais. Através da distribuição da fruta e ocasionalmente de legumes o Ministério da Educação pretende dar aos alunos os nutrientes e a energia necessários para o bom desempenho escolar.
Este ano para além da fruta habitual: maçã, pêra, banana e laranja foram distribuídos também cenoura e tomate.
A fruta e legumes são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Esses alimentos devem estar presentes diariamente nas refeições, pois protegem a nossa saúde.

Eles são alimentos reguladores e porque regulam o organismo: facilitam a digestão, a absorção de nutrientes, protegem a pele, a visão, os cabelos, os dentes, melhoram o funcionamento intestinal.
Por tudo isto é muito importante comer estes alimentos.
Por isso lemos a história "Nunca, na minha vida, comerei tomate" com Charlie e Lola de Lauren Child, fizémos o reconto  na Biblioteca Escolar e realizámos uma ficha de leitura onde ilustrámos a nossa cena preferida.

A maior parte de nós detesta comer legumes e peixe cozido e apresentámos as seguintes propostas para nos ensinarmos a nós próprios a comer o que menos gostamos:
- Provar sem pensarmos à partida que vamos detestar o sabor da comida;
- Pensar que a comida que não gostamos faz bem à nossa saúde;
- Misturá-la com alimentos que gostamos muito;
- Comer todos os dias um pouco para nos habituarmos ao sabor;
- Pensar que existem pessoas que passam fome e que nós não temos o direito de desperdiçar a comida que está no nosso prato;
- Imaginar que a comida que não gostamos é outra, como fizeram o Charlie e a Lola;
- Compor desenhos com os alimentos no nosso prato para nos motivar a comer.
No final da actividade vimos, escutámos e cantámos "Come a sopa, vá lá!" do avô cantigas.




Sem comentários:

Enviar um comentário