segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Mês Internacional da Bibliotecas Escolar/ Mês da Música



Em substituição do Dia internacional da Biblioteca Escolar, a IASL (International Association of School Librarianship) criou o "Mês internacional da Biblioteca Escolar" que é celebrado no mês de Outubro de cada ano. Durante todo o mês decorreram actividades dedicadas à Biblioteca Escolar e aos seus utentes, e à Música, visto Outubro ser também o mês da Música.
Actividades:
- Apresentação da história "A Flauta" de Luísa Ducla Soares para assinalar o Dia Mundial da Música/Mês da Música;
- Sentir e desenhar a música; exposição de trabalhos daí resultantes;
- Explorar a história "Sábios como camelos" de José Eduardo Agualusa;
- Concurso "Capa do meu livro imaginário"- criar uma capa de uma obra inventada pelos alunos com título e ilustração;
- Proposta de escrita criativa: completar um poema de josé Jorge Letria intitulado "Os livros"

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Centenário da República


Desde a fundação de Portugal que éramos governados por reis. A coroa passava do pai para o filho mais velho, ou parente mais próximo.

Ao longo da história surgiram novas ideias sobre outras maneiras de governar um país e sobre o perigo do poder estar numa só pessoa, neste caso o rei, que podia decidir o que lhe apetecesse e cometer muitas injustiças.

A república é uma forma de governar em que o poder não está nas mãos de uma só pessoa e para se escolher o Chefe de Estado existem as eleições e os partidos políticos, não é pois um cargo hereditário.

D. Manuel II foi o último rei de Portugal.

Manuel d' Arriaga foi o primeiro Presidente da República de Portugal.

Dia 5 de Outubro de 2010 comemorou-se os 100 anos da República.

Os Símbolos da República são: o hino e a bandeira.
Em cima podemos ver a foto da bandeira portuguesa feita pela aluna Ana Beatriz Fernandes da turma 4ºA.

Dia mundial da Alimentação

16 de Outubro é o Dia Mundial da Alimentação
Esta comemoração é celebrada em muitos países e serve para levar as pessoas a pensar sobre a nutrição e alimentação.
As pessoas devem fazer uma alimentação equilibrada, de acordo com a roda dos alimentos, e fazer, pelo menos, 5 refeições por dia para alcançarem bem-estar, saúde física e mental.
Por isso a turma 4ºB realizou este bonito cartaz colectivo com a roda dos alimentos para nos recordar as porções de cada grupo de alimentos que devemos ingerir.


Uma viagem ao país dos legumes


No país dos legumes, todos eram muito amigos, e cada um tinha o seu sonho: serem comidos, com boa alimentação. Um dia o Sr. Batata foi à horta do Sr. Alho Francês.

- Assim não dá! A maioria dos meninos não gosta de legumes! - Disse o Sr. Batata.

- Pois não! Temos de resolver o assunto - respondeu o Sr. Alho Francês.

- A Sra. Couve entrou na conversa.

- Temos de arranjar maneira para que os meninos possam gostar de legumes - disse a Sra. Couve.

- Ai meu deus! Se os meninos e meninas não gostam de legumes, eu não posso servir de tempero para a sopa de legumes! – Afirmou a Sra. Cebola preocupada...

A menina Tomate e o Sr. Alface disseram:

- E as nossas saladas de acompanhamento para as refeições?

- E eu também sirvo para dar sabor às refeições. - Disse o Sr. Pimento.

No meio de toda esta trapalhada, o Sr. Brócolos e a Sra. Ervilha sugeriram:

- E que tal fazermos uma sopa? …

- A sopa está perfeita! - Disse o Sr. Cenoura.

Mas mesmo assim, as crianças não comeram a sopa de legumes. Então eles pensaram melhor e lembraram-se de chamar o Sr. Sal. E assim foi, o Sr. Sal pôs-se dentro da sopa, junto de todos aqueles legumes e conseguiram fazer os meninos comer a sopa.

Autor: Quevin - Turma 4ºB
Uma viagem ao país dos legumes


Era uma vez o senhor cenoura, que sou eu. Eu vou vos contar como é Viver neste país. É muito giro porque não vivem aqui só legumes também vivem frutos. A minha mulher é a senhora laranja. Tenho muitos amigos, um deles é o senhor brócolos; ele é rico e é também quem dá dinheiro para conseguirmos viver. Outra amiga que tenho é a senhora cebola que está sempre a chorar e é por isso que tentamos anima-la. O senhor Alho francês, o senhor Batata e senhor Tomate são meus vizinhos.

Vou contar uma coisa muito triste, o senhor melão morreu, ia a passar a estrada quando lhe passou uma carrinha por cima e partiu-lhe a casca em mil pedaços e o esmagou por dentro, mas há coisas que são assim.

Vou vos contar outra coisa, apareceu um novo presidente que nos deu rendas enormes que nem o senhor brócolos conseguia pagar e estava a transformar isto como no tempo do Salazar. Ao fim de um mês apareceu o nosso herói. Ele reuniu as pessoas e uns soldados e depois começou a guerra. Isto era uma loucura!” É melhor abandonarmos o país!” pensámos.

- Não! Nós vamos vencer esta batalha. Às armas! – Gritámos todos.

Com todos os nossos esforços conseguimos vencer. E vivemos felizes para sempre.

Autor: Miguel - Turma 4ºB
O autor desta bonita ilustração foi o aluno Gonçalo Coimbra, da Turma 4ºB, que disponibiliza a imagem para quem quiser imprimir e pintar.




segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Poema de Outono

O Outono


No Outono está frio

E caem muitas folhas

o vento faz arrepio

e na pele faz muitas bolhas.



No Outono cai a chuva

nos campos e nas montanhas

enquanto apanhamos a uva

e comemos castanhas.



Alguns animais hibernam

outros vão para sítios diferentes

e as pessoas comem

refeições muito quentes.



Poema colectivo – turma 3ºA

Regras da Biblioteca Escolar


No início do ano lectivo todas as turmas do Pré-escolar e 1º Ciclo deslocaram-se a nossa Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos para aprender e/ou relembrar a organização do espaço, regras de funcionamento das várias zonas e do equipamento.


REGRAS DA BIBLIOTECA ESCOLAR


- Este é um local estudo e de leitura, pelo que deves evitar conversas em voz alta;

- Não podes correr;

-Não podes comer ou beber dentro do espaço da Biblioteca Escolar;

- Não é permitido ires à Biblioteca Escolar com casacos grandes, malas, mochilas e bonés;

- Não podes mascar pastilhas;

- Não podes alterar a colocação dos móveis ou equipamentos;

- Não podes riscar ou escrever nos livros nem em outros documentos;

- Em caso de perda ou estrago de material terás de comprar novo exemplar ou entregar o seu valor em dinheiro;

- O material retirado das estantes deve ser arrumado no carrinho;

- Não são permitidos comportamentos que prejudiquem o correcto funcionamento da Biblioteca Escolar.

- Os CDs, vídeos, DVD, CD-ROM, não podem ser requisitados para empréstimo domiciliário pelos alunos, somente pelos professores.

- Podes requisitar todos os livros existentes na Biblioteca Escolar excepto os que tenham uma bola vermelha na cota;

- Os livros só podem ser requisitados por ti e deverás levar um exemplar de cada vez (este ano os alunos autorizados a requisitar terão um cartão da Biblioteca Escolar);

- O prazo de entrega dos livros, que está escrito na folha de requisições, deve ser respeitado. Caso contrário não poderás voltar a requisitar até à devolução da obra em falta;


- Lembra-te que és responsável pelo estado de cada livro que requisitas e se o danificares ou perderes tens que repor a obra comprando uma igual ou dando o seu valor actualizado à Professora Bibliotecária.

A Biblioteca Escolar conta com a tua presença e deseja-te um bom ano lectivo 2010/2011

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Prémio à Turma 2ºB

A turma 2ºB, da professora Sofia Oliveira foi a premiada com um livro, para a sala de aula, por ser a turma da escola a realizar o maior número de empréstimos domiciliários (requisição de livros) e por ser a que teve maior número de alunos a frequentar a Biblioteca Escolar em regime livre (nos intervalos) neste ano lectivo.
Parabéns aos vencedores!

Baralho de Histórias E.B. Salgueiro Maia


O "Baralho de Histórias da E.B. Salgueiro Maia" é uma proposta da Biblioteca Escolar inserida no projecto "Biblioteca Jardim" que contou com a participação de todas as turmas de Pré-escolar e 1ºCiclo. Visa ser um instrumento de trabalho de escrita criativa/desenvolvimento da oralidade para ser utilizado na Biblioteca Escolar, sala de aulas e circular entre as outras escolas do Agrupamento.

Contém: 70 cartas. 10 cartas de cada conjunto: início de um conto, personagem principal, objectivo central da história, espaço onde decorre a acção, personagem oponente, personagem adjuvante, fim de um conto. Cada conjunto de cartas possui no verso uma cor que o identifica.
Explicação:

Cada jogador ou grupo de jogadores retira sete cartas de cores diferentes e coloca-os sobre a mesa com a face voltada para baixo. Depois volta a face das cartas para cima e organiza a sequência de imagens conforme julgue mais apropriado. No conjunto as imagens devem contar uma história com uma sequência lógica. Esta história deve ser descrita primeiro oralmente e depois por escrito, não se descurando os pormenores das cartas e podendo-se também acrescentar algumas características, enriquecendo assim a produção escrita daqui resultante.

No final, esta história deve ser ilustrada e apresentada/lida para os restantes colegas da turma (ou até mesmo ser apresentada a outras turmas).

Objectivos:

 Motivar para a escrita e consequentemente para a leitura;

Estimular a escrita criativa;

Estimular a oralidade;

Desenvolver a imaginação.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Junho - mês do Ambiente


Neste mês analisámos a obra "João e a floresta de betão" de Pedro Reisinho, que nos foi apresentada em sombras chinesas. Falámos nos vários tipos de poluição, na política dos três Rs, na sepação de materiais recicláveis nos ecopontos. Lemos um poema sobre o ambiente e realizámos um acróstico da palavra AMBIENTE.


         Ar
           Mar
               Baleia
energIa
                          Electricidade
                    Natureza
               Terra
          cEu

                 Arvore
                   Madeira
                 Beleza
                alegrIa
      florEs
                  aNimais
         planTas
      saúdE
turma 2ºB

                 trAtar
                               Mamíferos
                               Borboletas
                    oxIgénio
                       rEciclar
                               Nutrientes
                     esTrume
                           rEutilizar

                                                   A natureza é
                                              iMportante
devemos cuidar do amBiente
                  temos de ter cuIdado e
                                       não dEitar lixo
                                                                No chão, ar e mar
                                        a Terra
                                                            É a nossa casa

Turma 3ºA

terça-feira, 8 de junho de 2010

Distribuição de fruta aos alunos - A Importância da fruta na nossa alimentação

A fruta é muito importante na nossa alimentação porque tem muitas vitaminas, alimenta o nosso corpo e é de fácil digestão. Contem bioflavonóides, que nos protege contra o cancro e doenças do coração. A fruta fornece-nos energia  e faz bem ao nosso cérebro, pois tem um açúcar natural, a frutose.



A maioria das pessoas não sabe como come-Ia de  modo a que o corpo a aproveite da melhor forma. Devemos sempre comer fruta em jejum ou com o estômago vazio. Os frutos não são, em princípio, digeridas no estômago mas no intestino delgado; passam rapidamente pelo estômago, mas se houver comida a fruta fica  lá presa, começa a fermentar e sentimos um grande desconforto. 
A distribuição de fruta aos alunos, ao lanche, em dois dias da semana tem como objectivo promover hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde das populações mais jovens.
A Biblioteca Escolar em conjunto com as docentes das turmas explorou histórias relacionadas com a alimentação : "O Nabo Gigante", "O Gato Comilão", reflectimos acerca dos nossos hábitos alimentares de forma a termos uma alimentação racional e equilibrada, falámos na importância da fruta e em grupo realizámos "O Jogo da Alimentação".

Desafio " O Carro a Pilhas"

O hipermercado Modelo convidou todas as escolas inscritas no concurso "Pilhas de Livros 2010" (a nossa escola entregou 12 pilhões completos, agradecemos a colaboração dos alunos e famílias!) a participarem no desafio do "Carro a Pilhas". Cada escola escolheu uma história ilustrada do Carro a Pilhas para a representar a escola neste desafio. A E. B. Salgueiro Maia enviou a história elaborada pela turma 2ºA em parceria com a Biblioteca Escolar. 
Carro Modelo a pilhas


Há muito tempo atrás, não sei bem quando, por obra da magia da leitura, um carro a pilhas foi autorizado pela fada da escrita a visitar o mundo real. Era um carro fantástico com poderes especiais que tinha como missão sensibilizar as crianças de todo o mundo para a importância da reciclagem de pilhas e acumuladores portáteis já sem uso. Para isso bastava que algum menino lesse a história onde vivia o carro a pilhas.


Um dia, estava um rapazinho a consultar pilhas de livros oferecidas num concurso dos hipermercados Modelo e Continente à sua Biblioteca Escolar quando se deparou com o desenho de um carro magnífico: era descapotável, com olhos nas rodas, tinha orelhas nas janelas e braços que saiam das portas automáticas. Tinha asas na parte da frente e um pára-quedas no porta-bagagem, no caso das asas se cansarem. O carro era azul e vermelho porque era um carro Modelo.


O menino interessado em saber mais acerca desta viatura leu a história que ilustrava e nesse momento o impossível aconteceu: saído do livro surgiu um carro a pilhas mesmo à sua frente que falava consigo. O carro contou-lhe que o seu tamanho era o suficiente para transportar pilhas, num recipiente próprio porque as pilhas usadas são muito tóxicas e tinha espaço também para levar as pessoas a fazerem compras no Modelo, como um táxi, usava por isso altifalantes para que soubessem onde ele estava.


O carro a pilhas Modelo convidou o menino a acompanhá-lo na visita a todas as escolas do país para que as crianças aprendessem e transmitissem às suas famílias que as pilhas e baterias sem uso quando são jogadas no lixo tornam-se um problema para o meio ambiente. Nos aterros e lixeiras ao ar livre elas libertam líquidos tóxicos que envenenam o solo, a água, as plantas, animais e a nós próprios. O Carro a pilhas Modelo e o menino estão a ser muito bem recebidos pelos estudantes e todos prometem ajudar na recolha de pilhas e acumuladores portáteis.


Esta missão está a ser um sucesso. A natureza sorri e agradece. Vamos todos participar nesta acção tão importante para a saúde de todos os habitantes deste planeta; sejamos um cidadão Modelo!

O aluno Gonçalo Varanda da referida turma foi o habilidoso ilustrador.

O verdadeiro Carro a Pilhas, criado pela artista plástica Joana Vasconcelos, irá visitar as escolas com as melhores histórias ilustradas.
Em Setembro serão divulgados os vencedores em:
http://www.modelo.pt/accoes-modelo/pilha-de-livros/o-carro-a-pilhas